domingo, 14 de abril de 2013

"Bolo de Milho Verde e Flocão"

Aqui em casa quase sempre tô a fazer um bolo de milho. Acho mesmo que é o bolo que mais gosto, porque na verdade é o que mais eu faço! É um bolo feito no vapt vupt..... bateu tá pronto, aí não tem coisa melhor, acho mesmo que é por isso que me acostumei a fazer nas carreiras....E lá vem ele novamente fazer a alegria dos visitantes: Sergio,  a Lívia  e Henrique, que eu tinha na hora do café!




Também  cortou, comeu e acabou! É tudo no vapt vupt.....de tão bom que fica!


 Ingredientes e preparo:

No liquidificador ponha 1 lata de milho em conserva (escorra a água) +1 garrafinha (200 ml.) de leite de coco, + 200 ml.  medida da mesma garrafinha de leite integral, + 3 ovos.
 
Agora bata bastante até que o milho fique bem cremoso, logo acrescente 2 xícaras de açúcar, 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina e 1 e 1/2 xícara de farinha de milho flocada, 50 g. de queijo ralado, bata mais um pouco.
 
Agora despeje a mistura numa tigela, adicione 1 xícara de farinha de trigo, envolva levemente e adicione 1 colher de fermento em pó, mexa mais um pouco e despeje numa forma de sua escolha, leve ao forno e asse por 50 minutos, até que enfiando um palito este saia limpo.
Esta forma foi de 26 de diâmetro.
 
 
Obs: Por favor retire a pele das gemas, assim  sua receita fica perfeita!
        Para os quem não conhece a farinha flocada ( é aquela pré-cozida  para cuscuz).




 

25 comentários:

  1. Olá minha amiga Nina! Sempre um prazer em ver seus preparos feitos com esse carinho especial que você tem. Mais um para coleção :)
    Beijos
    Felipe
    http://www.mundogastronomic.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que bolinho com tão bom aspecto! Ficou tão fofinho!

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderExcluir
  3. Nina,
    a minha tia faz este bolo de farinha de milho com queijo ralado. Adoro a sabor salgadinho do queijo ralado!
    Acabei de deixar um selinho para você là no blog. Fique à vontade para aceitar ou não!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que bolinho delicioso, adoro bolos simples e de fubá ou de milho são os meus preferidos.
    bom início de semana, bjs !!!

    ResponderExcluir
  5. Simples e delicioso, é o meu tipo de bolo!

    ResponderExcluir
  6. Nina,
    adoro bolo de milho é perfeito para acompanhar um cafezinho.
    Ótima receita, ficou tentador!

    Beijos, boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Nunca fiz bolo de milho,achei o seu uma delicia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga Nina !!!

    Muito me honrou mais uma sua visita ao meu Blog.
    Obrigado pelo carinho para comigo e meus
    Trabalhos. Passando por aqui para retribuir a visita
    e deixar o meu abraço e carinho.
    Um lindo dia e maravilhosa
    Semana para você!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Beijos de luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    POETA CIGANO –15/04/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    ResponderExcluir
  9. Um aspecto tão bom! Nunca comi bolo de milho, mas deve ser uma delícia! :)*

    ResponderExcluir
  10. Que interesante esta receta Nina, me la apunto queq uiero probar ese bizcocho, besos

    ResponderExcluir
  11. Que fofinho ficou! Perfeito para acompanhar um cházinho ou um cafézinho! hummmmm
    Levo uma fatia para mim. ;)

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderExcluir
  12. A vida muitas vezes é curta, mas mesmo assim seu caminho é longo.
    Nela aprendemos a sorrir, chorar, amar, sofrer e a renascer,
    para amanhecer e termos um lindo dia.
    Seja Feliz Sempre!
    Acredite no Tempo, na Amizade,
    na Sabedoria e, principalmente no Amor.
    E acima de tudo não perca a fé,
    e certeza de que Deus existe e é seu amigo sempre.
    Uma semana de muita paz .
    Beijos no coração meu eterno carinho,Evanir.

    ResponderExcluir
  13. Que delícia de bolo deu vontade de comer um pedaço
    boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Nina, que bolo maravilhoso que vc nos apresenta, é mais uma receita que eu estou levando pois fiquei aqui desse lado a babar por uma bela fatia!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  15. gosto mt de bolos de milho este ficou mt fofinho e mt bonito levo uma fatia para comer logo bjs

    ResponderExcluir
  16. Adorei este bolo Nina, mais preciso que me facas um favor, cal e o peso da lata de milho y a medida da garrafinha de leite, muito obrigada minha amiga
    Um beijo e boa semana

    Leia mais: http://portugues.17style.com/#ixzz2QZGsNTZ2

    ResponderExcluir
  17. Oi, Nina!
    Amo bolo de milho. Sempre faz a gente recordar coisas boas da roça. E quase todo mundo tem uma boa recordação dessas.
    Obrigada pela visita!
    Uma ótima semana para você!
    Abraços.
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nina querida, eu adoro bolo de milho quente com manteiga e claro uma xícara de café fresquinho.Adorei seu bolo e quero acompanhar suas visitas no café.Arrasa sempre amiga.Amanhã estarei lançando novo sorteio no blog, conto com sua participação, os produtos são ótimos.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  19. Nina minha querida amiga,eu também estava com muita saudades. Já estou retornando aos pouquinhos .
    Assim com vc, eu adoro bolo de milho e de fubá...Sou Capixaba ai então se explica mais ainda essa minha paixão,rsrs
    Agora essa sua receita é divina!
    Bjinhos carinhosos. Re

    ResponderExcluir
  20. Bolo que tem milho, flocos de milho, fubá, tudo que se refere a milho eu adoro Nina, acredito que depois dessa fatia, acabou-se rapidinho, ainda mais de acompanhado de um cafézinho. Hummmm...adorei. Beijinhos miga

    ResponderExcluir
  21. Olá Nina,
    Estava sonhando com este teu bolo ao ler a lista de ingredientes...oh! Flocos de milho, não sei o que é e provavelmente por cá não há! Dá para substituir por fubá de milho?
    Este bolo tem tão bom aspeto e gostei do vapt, vupt... rápido, rápido e bom, bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá sim Lenita, esta é uma farinha flocada pré cozida, mas dá para fazer com fubá, embora não fique a mesma coisa em questão de textura. Beijos.

      Excluir
  22. Que bueno !!!!! el maiz le hace quedar muy esponjoso. Menuda pinta tiene !!!
    Besitos

    ResponderExcluir
  23. Pues te ha quedado genial, muy esponjoso.
    Besos

    ResponderExcluir
  24. por favor gostaria de saber se o queijo é opcional ou obrigatório , é que não consumo leite nem derivados, co relação ao leite de integral posso substituir por leite de soja e o queijo?

    ResponderExcluir

A vida se renova e nos traz motivação a cada dia! Em cada amanhecer uma esperança brota no horizonte! E eu me renovo a cada minuto!