sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

"Escaldado de Peixe Vermelho"

Olá pessoal, hoje trago para voces um peixe de pirão que eu adoro e fui criada vendo minha mãe fazer muitas vezes durante o mês.  Aquí em casa todos gostam e pedem bis. Faço ele primeiro fritando o peixe em azeite de oliva e depois refogo os temperos e ponho verduras e legumes para cozinhar e deito os peixes por cima dos legumes até ficar no ponto.


Ingredientes:

1 kg. de peixe vermelho (ou outro que goste, ou postas) + 3 dentes de alho + 2 cebolas + 4 ramos de coentros + 2 tomates +  sal + limão + azeite de oliva.
12 quiabos + 1 pedaço de abóbora +  2 bananas da terra + alguns gilós + farinha p/ mexer o pirão.

Preparo:
Comece tratando e temperando o peixe  com sal, alho e limão ( Depois frite este peixe  e reserve o caldo que sobra do tempero) reserve o peixe frito para por no cozimento dos legumes depois. 
Agora faça um refogado com alho, cebolas, coentros, tomates e azeite, corte os legumes e ponha água quente nesse tempero e deixe cozinhar até ficarem macios. Depois acrescente o resto do molho que temperou o peixe e o proprio peixe  e deixe cozer mais um pouco. Agora faça um pirão com o caldo. 

Obs: Na hora de mexer o pirão, acrescente 2 colheres de azeite de dendê para dá o toque baiano.



 

18 comentários:

  1. Olá, boa noite Nina!

    Não conhecia esse peixinho! Adoro peixe e o seu ficou mesmo apetitoso.
    Adoro passar pela sua cozinha, pois sei que encontro sempre coisas novas e deliciosas.

    Passei para lhe desejar um feliz fim de semana linda.

    Beijinhos doces;

    Aurea Sá

    ResponderExcluir
  2. Olá Nina!Adorei sua receita. também sua fascinada por um peixe saboroso, muito legal sua receita.
    Obrigada por ler meus versos. Tenha um ótimo findi amiga! Bjss!

    ResponderExcluir
  3. Una receta muy rica Nina, nunca he probado este pescado y me gustaría hacer esta receta.
    Besos y feliz día.

    ResponderExcluir
  4. oi Nina,esse escaldado deve ser muito bom mesmo bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  5. Uma receita deliciosa!
    Gostei muito!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina eu adoro peixes, ensopados sou a única que come aqui em casa, e esse temperinho baiano deixa todo peixe com um sabor muito especial.Adoro.Nunca comi moqueca de siri, seus bolinhos parecem deliciosos e o escaldado de peixe eu comeria um pratinho agorinha mesmo.Arrasou amiga.Beijos querida, obrigada por seu carinho sempre presente em meu blog.Tenha um excelente final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Oi Nina, esse peixe eu também não conheço mas como eu adoro peixe (meu companheiro odeia) com certeza amaria provar essa iguaria!

    beijos e bom sábado!

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga, estou precisando mesmo passar por salvador p/ experimentar essas delícias..........

    Nina, vc mandou convite p/ alguém participar do blog?

    Se mandou, confirma se aceitaram e aí as fotos ficam liberadas.

    Bjsssssss amiga e um domingo muito lindo p/ vc.

    ResponderExcluir
  9. Hummmm...deve ficar delicioso Nina! Gostei muito da sugestão!
    Beijos...Magda

    ResponderExcluir
  10. Bem, que peixinho bem sugestivo!
    Muito ao gosto cá de casa,...
    Beijinhos
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. Hola Nina, llegue hasta tu blog a traves de un comentario tuyo en otro blog, felicidades, tienes un blog estupendo, me quedo como seguidora y te invito a visitar el mio, un beso

    ResponderExcluir
  12. Olá Nina: este peixinho fica mesmo com bom aspeto. É tão bom fazermos as receitas que já as nossas mães faziam,não é?
    Bjs e bom domingo
    Márcia

    ResponderExcluir
  13. Olá Nina, a minha mãe também sempre faz este pirão de peixe e fica muito saboroso, o seu prato ficou apetitoso!
    Beijos, Oslaine

    ResponderExcluir
  14. Olá amiga!
    Ficou do meu jeitinho. rrss...
    Meu marido é fã de escaldado de peixe.
    bjjocas Amo!!!

    ResponderExcluir
  15. Que bueno se ve este pez, nunca lo he probado, pero viendo tu receta, no tardaré mucho en hacerlo. Se ve delicioso.

    Besos

    ResponderExcluir
  16. Pirão de peixe...gosto tanto desse prato! Para mim, tem sabor de infância!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Nina, que bom!!! Não conhecia esse prato, mas adorei!
    Beijinhos e boa semana!
    Madalena

    ResponderExcluir

A vida se renova e nos traz motivação a cada dia! Em cada amanhecer uma esperança brota no horizonte! E eu me renovo a cada minuto!